Da redação
A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) denunciou nesta segunda-feira, 1º de junho, que as Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram uma “substância química desconhecida” sobre a Linha Azul. Segundo comunicado oficial, a operação israelense ocorreu no domingo e provocou o atraso de nove horas nas atividades normais dos observadores de paz.
A Unifil informou ter sido previamente alertada pelas IDF quanto à realização de uma atividade aérea, na qual seria utilizada uma substância química “não tóxica” em áreas próximas à Linha Azul. Por orientação dos israelenses, os boinas-azuis receberam ordem para se afastar da região e permanecer em locais seguros, o que levou ao cancelamento de mais de dez atividades operacionais.
A nota destaca que, devido à ação, as forças de paz não puderam atuar normalmente em cerca de um terço da extensão da Linha Azul e só retomaram as operações após mais de nove horas. Durante esse período, os observadores da Unifil prestaram apoio ao Exército libanês na coleta de amostras para testes de toxicidade.
A Unifil classificou a ação como inaceitável e contrária à Resolução 1701, ressaltando que a operação das IDF limitou o cumprimento do mandato da missão, além de potencialmente colocar em risco a saúde de soldados de paz e civis.
Outra preocupação levantada foi o possível impacto da substância química desconhecida nas terras agrícolas locais e sobre a possibilidade de retorno dos civis às suas casas e atividades. Até o momento do comunicado, as IDF não haviam feito comentários a respeito do incidente.






