Da redação
A agropecuária em Goiás encerrou o ano de 2025 com crescimento expressivo na geração de empregos formais. Conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), validados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), o setor registrou um saldo positivo de 2.220 postos de trabalho, aumento de 166,5% em comparação a 2024, quando o saldo havia sido de 833 vagas.
No acumulado do ano passado, foram contabilizadas 92.953 admissões na agropecuária goiana, crescimento de 3,8% em relação a 2024. O estoque de empregos no setor também avançou 1,8% no mesmo período, chegando a 124.856 vínculos ativos em 2025.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, o desempenho positivo é resultado das ações coordenadas pelo Governo de Goiás. “Em um período de um ano, o saldo de empregos gerados na agropecuária saltou mais de 100% e isso demonstra que as nossas políticas públicas voltadas ao fortalecimento do campo estão gerando resultados evidentes”, afirmou Rezende.
O fortalecimento do setor é atribuído à atuação conjunta da Seapa e suas instituições vinculadas, com foco em políticas públicas direcionadas à inclusão produtiva, qualificação da mão de obra, estímulo à produção e suporte permanente ao produtor rural.
Entre as iniciativas em andamento estão cursos de capacitação do Crédito Rural, fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), estímulo ao uso do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural), Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar, Projeto de Melhoria da Qualidade das Agroindústrias de Pequeno Porte e ampliação da assistência técnica.








