Da redação
O Saque Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sofreu alterações importantes em 2026, afetando principalmente os trabalhadores que costumam antecipar valores do benefício por meio de empréstimos. As mudanças já estão em vigor e foram aprovadas pelo Conselho Curador do FGTS.
Entre as novidades, o destaque é a redução no valor e no número de parcelas que podem ser antecipadas. Agora, o trabalhador pode solicitar um número menor de parcelas do saque, diminuindo a quantia total liberada para antecipação em operações de crédito.
O objetivo das mudanças é conter o endividamento dos trabalhadores, limitando o uso excessivo do saldo do FGTS para contratações de empréstimos e protegendo a reserva financeira dos beneficiários.
As novas regras buscam garantir que o fundo continue sendo utilizado, prioritariamente, como uma segurança financeira em situações previstas por lei, evitando que trabalhadoras fiquem desprotegidos ao comprometer grande parte do saldo do FGTS com operações antecipadas.
O Conselho Curador destaca que o foco das alterações está na responsabilidade financeira e na limitação do acesso facilitado ao recurso, a fim de reduzir riscos de endividamento para milhões de brasileiros que utilizam o FGTS.








