Da redação
O Ministério Público holandês anunciou nesta terça-feira (10) a prisão de 15 pessoas acusadas de “incitação ao terrorismo” por divulgar propaganda do grupo Estado Islâmico no TikTok. A investigação teve início em agosto de 2025, após a polícia de Haia identificar uma conta na plataforma que publicava conteúdos do Estado Islâmico legendados em holandês.
Segundo comunicado do Ministério Público, “as publicações incluíam chamados para se unir ao combate e para glorificar o martírio”. Ainda conforme as autoridades, outros perfis seguiam essa conta e também estavam envolvidos na edição e disseminação do material extremista.
Alguns desses vídeos chegaram a ultrapassar 100 mil visualizações no TikTok, de acordo com os investigadores. Os 15 suspeitos foram detidos em diferentes locais dos Países Baixos. Entre eles, quatro são menores de idade.
Das pessoas presas, treze possuem nacionalidade síria, enquanto quatro são holandesas. A polícia afirmou que pretende dar continuidade às investigações “em grande escala” e não descarta novas prisões.
A ação integra esforços para coibir o uso de redes sociais para promoção de extremismo violento no país.








