Da redação
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou a edição de 2026 do projeto Agente Cívico, voltado para incentivar a participação de universitários nas Eleições 2026. Em parceria com instituições de ensino superior, a iniciativa tem como objetivo envolver estudantes como mesários ou coordenadores de colégios eleitorais, reforçando o engajamento juvenil no processo democrático.
Segundo a coordenadora adjunta do projeto, Clair Campos, “esse projeto é uma iniciativa essencial tanto para os universitários quanto para a Justiça Eleitoral”. Ela destacou que o TRE-AM incentiva e orienta a participação, mas ressalta que a Justiça Eleitoral depende dos cidadãos para a realização do pleito: “As eleições só acontecem porque milhares de cidadãos se dispõem a colaborar como mesários e coordenadores de locais de votação”.
Os estudantes participantes ganham experiência prática em cidadania e recebem certificados, além de 30 horas por turno de atividade de extensão, que podem ser contabilizadas como atividades complementares, de acordo com as normas de cada instituição de ensino. O projeto também garante preferência em casos de desempate em concursos públicos, desde que haja previsão no edital.
Podem participar estudantes regularmente matriculados nas instituições conveniadas e que não se enquadrem nos impedimentos legais da Justiça Eleitoral. Entre as restrições estão candidatos ou parentes de candidatos até o segundo grau, membros de diretórios partidários em funções executivas, autoridades ou agentes policiais, servidores do serviço eleitoral, ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo e eleitores menores de 18 anos.
As inscrições para o projeto Agente Cívico vão até 31 de maio, pelo site tre-am.jus.br, na aba “Serviços Eleitorais”. No portal, estão disponíveis todas as informações sobre critérios de participação, etapas do projeto e orientações para inscrição.








