Início Distrito Federal Consultório na Rua introduz Implanon para população em situação de rua em...

Consultório na Rua introduz Implanon para população em situação de rua em Taguatinga

- Publicidade -


Da redação

A equipe do Consultório na Rua de Taguatinga esteve no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Taguatinga nesta semana, onde ofereceu o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O dispositivo, recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem ação por até três anos e é considerado um método eficaz para o planejamento reprodutivo, especialmente entre pessoas em situação de rua.

A inserção do Implanon é simples e rápida, realizada por médicos e enfermeiros sob anestesia local na parte interna do braço. Segundo Samanta Rocha, médica de Família e Comunidade do Consultório na Rua, o método contribui para aumentar a qualidade de vida e proporcionar planejamento familiar adequado às pacientes. O implante é ofertado gratuitamente pelo SUS, mediante avaliação da equipe de Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde de referência.

É importante destacar que somente o uso de preservativos garante proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, a orientação sobre métodos contraceptivos é parte das ações do Consultório na Rua.

A equipe que realiza esses atendimentos é multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, técnico em saúde bucal, psicólogo e assistente social, com o objetivo de oferecer cuidado integral e periódico para a população em situação de rua.

Além da oferta do Implanon, profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) fizeram atendimento clínico, testes rápidos para ISTs, vacinação e assistência psicossocial. Essas ações são realizadas a cada 15 dias, em parceria com a unidade pública de Assistência Social do DF, para ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

Fonte: Agência Brasília