Início Distrito Federal Nestlé: após análise, Saúde do DF diz que bebês não foram contaminados

Nestlé: após análise, Saúde do DF diz que bebês não foram contaminados

- Publicidade -


Da redação

Quase um mês após notificar a possível intoxicação de dois bebês por fórmula infantil da Nestlé, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) descartou a suspeita de contaminação. A atualização foi publicada em forma de errata no site da pasta, no dia 13 de janeiro, e confirmada posteriormente ao portal Metrópoles.

Segundo a SES-DF, análises laboratoriais não comprovaram a presença de agente contaminante na fórmula usada pelos bebês. “Com base na redefinição da definição de caso pelo Ministério da Saúde, no dia 23 de janeiro de 2026, os episódios investigados por suspeita de contaminação pela fórmula foram classificados como inconclusos”, informou a secretaria.

A pasta afirmou ainda que “todas as informações disponíveis foram alinhadas tecnicamente com a empresa” e não há novos casos suspeitos relacionados ao produto. Os sintomas apresentados pelas crianças foram diarreia e vômito, com evolução satisfatória e sem maiores complicações.

A Anvisa proibiu, em janeiro de 2026, a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes das fórmulas infantis da Nestlé. A decisão seguiu o anúncio da própria empresa sobre recolhimento voluntário dos produtos, após detecção de risco de contaminação por toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus.

Após a ação da Anvisa, a SES-DF havia informado a suposta intoxicação de dois bebês, informação agora corrigida com a reclassificação dos casos como inconclusos.