Da redação
Dez pessoas morreram, incluindo a autora dos disparos, após um tiroteio em uma escola secundária em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica, oeste do Canadá, nesta terça-feira (9). O episódio, considerado um dos mais letais da história recente canadense, envolveu uma mulher como atiradora, fato incomum em casos desse tipo na América do Norte, geralmente protagonizados por homens, segundo a polícia.
A Polícia Montada Real Canadense informou que seis vítimas foram encontradas mortas dentro da escola, duas em uma residência ligada ao incidente e outra faleceu a caminho do hospital. Além das mortes, pelo menos duas pessoas seguem hospitalizadas em estado grave, e cerca de 25 estão recebendo tratamento por ferimentos sem risco de vida.
A suspeita, descrita pela polícia como “uma mulher vestida com um vestido e cabelos castanhos”, foi encontrada morta na escola, aparentemente por ferimento autoinfligido. A polícia não acredita que haja outros suspeitos ou ameaças à população e até o momento não divulgou quantos dos mortos eram menores de idade.
Tumbler Ridge é uma pequena cidade com cerca de 2.400 habitantes, localizada a aproximadamente 1.150 km de Vancouver. A escola, que recebe 160 alunos de 12 a 18 anos, teve as aulas suspensas pelo restante da semana.
“Esta é uma comunidade pequena e unida, com pequeno destacamento da RCMP, que respondeu em dois minutos, sem dúvida salvando vidas”, afirmou Nina Krieger, ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica. O primeiro-ministro da província, David Eby, também lamentou o ocorrido, destacando o impacto do episódio.








