Início Distrito Federal Ibaneis anuncia saída do governo e buscará unidade da centro-direita do DF

Ibaneis anuncia saída do governo e buscará unidade da centro-direita do DF

- Publicidade -


Da redação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta quarta-feira (11) que deixará o cargo em 28 de março, próximo ao prazo limite para desincompatibilização, a fim de disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições deste ano. Ibaneis confirmou sua saída ao Jornal de Brasília e afirmou que buscará a unidade do campo de centro-direita no DF, mesmo diante de divisões internas.

Segundo o governador, que está em seu segundo mandato, a desincompatibilização até o início de abril é condição necessária para concorrer ao Senado. A decisão ocorre em meio a especulações sobre sua desistência, relacionadas ao Caso Banco Master, envolvendo a compra do banco pelo Banco de Brasília (BRB).

O principal desafio político de Ibaneis é conquistar o apoio do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, que mantém força no Distrito Federal mesmo após a prisão do ex-mandatário por tentativa de golpe de Estado. O PL anunciou que lançará duas candidatas ao Senado: Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, e Bia Kicis, presidente regional do partido e deputada federal.

Michelle e Bia Kicis apoiam a candidatura da vice-governadora Celina Leão (PP) ao Palácio do Buriti, mas não demonstram respaldo à candidatura de Ibaneis ao Senado. A divisão no bloco de centro-direita é reconhecida pelo próprio governador. “O que posso dizer é que vou trabalhar até o último momento para manter a centro direita unida”, afirmou.

Atualmente, Ibaneis Rocha não indica um segundo nome para compor uma eventual chapa ao lado de Celina Leão, preferindo concentrar esforços na busca por unidade política em seu campo para as eleições deste ano.