Da redação
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizará, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o curso “Violência política de gênero e interseccionalidade: desafios e aspectos práticos do enfrentamento pelo Ministério Público”. A formação é voltada a promotores de Justiça e servidores do MPDFT, além de membros do Ministério Público de outros estados, com carga horária de 8 horas, das 8h30 às 12h30.
O evento será híbrido, com atividades presenciais nas salas de treinamento 1 e 2 do MPDFT e transmissão ao vivo pelo YouTube nos dois dias. A programação inclui mesas técnicas e painéis ministrados por integrantes do Ministério Público, da Justiça Eleitoral, advogadas, profissionais especializados e representantes da sociedade civil. Entre os temas, estão políticas afirmativas no sistema eleitoral, legislação sobre violência política de gênero, atuação institucional e monitoramento da violência política de gênero e raça no Brasil.
A instrutoria será composta por Bianca Gonçalves, Bianca Stella Azevedo Barroso, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, Mariane dos Santos Almeida Costa, Nathalia Mariel Ferreira de Souza e Raquel Branquinho. Para participação presencial, há 50 vagas para membros do MPDFT e 30 para servidores, residentes e estagiários; no formato telepresencial, as vagas são ilimitadas. As inscrições devem ser feitas até 23 de fevereiro, por link disponibilizado pelo MPDFT.
O curso integra o projeto institucional “Lugar de mulher é na política: Juntas por eleições seguras!”, promovido pelo Núcleo de Gênero (NG), Ouvidoria das Mulheres e Promotorias de Justiça Eleitorais. A iniciativa busca fortalecer a atuação do MPDFT na prevenção, identificação e combate à violência política de gênero, promovendo a participação política segura e equitativa de mulheres, com atenção às perspectivas de gênero, raça e diversidade. Estão previstas ações como produção de materiais informativos e iniciativas de sensibilização social e comunicação institucional ao longo do ano.
Com informações do MPDFT.








