Da redação
Brasília, 11 de fevereiro de 2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou nesta terça-feira reunião com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes do setor de telecomunicações para avançar no combate ao roubo e furto de celulares no Brasil, por meio do programa Celular Seguro.
O encontro no Palácio da Justiça contou com os ministros Wellington César Lima e Silva e Frederico de Siqueira Filho, o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, e representantes de operadoras e entidades.
Debateram-se integração de bases de dados, aprimoramento de ferramentas e ampliação de comunicação e cooperação institucional, com foco em prevenção, recuperação de aparelhos e responsabilização, articulando União, estados, agência reguladora e empresas.
Para o ministro Wellington César, o trabalho integrado e a divulgação das ações são fundamentais para fortalecer a confiança da população e melhorar a percepção de segurança. “É importante que a sociedade perceba que estamos adotando medidas concretas. Ações como esta contribuem para aumentar a confiança do cidadão e criar um ambiente mais favorável à atuação do Estado”, afirmou.
O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, apresentou ações para qualificar e centralizar a base de dados de aparelhos roubados e furtados. “O Governo Federal vai aprimorar a base de dados dos últimos cinco anos, com a inclusão de informações cadastrais de quem passa a utilizar o celular após o registro da ocorrência. A ideia é identificar e notificar o usuário para possibilitar a entrega voluntária e, se houver ciência da origem ilícita, aplicar a responsabilização prevista em lei”, explicou. O presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, defendeu objetividade e eficiência: “Quando muitos agentes participam do processo decisório e algum deles não cumpre sua parte, toda a cadeia é prejudicada”. Ao final, decidiu-se pela elaboração de cronograma conjunto, com ajustes operacionais e alinhamento entre os órgãos envolvidos.








