Da redação
Matheus Silveira, 30 anos, retornou ao Brasil na noite desta quarta-feira (11) após passar mais de dois meses preso nos Estados Unidos. Detido pelo ICE (Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira) durante uma entrevista em San Diego para obtenção do green card, Matheus desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, junto de outros 59 brasileiros deportados.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania informou que todos foram recepcionados pelo programa Aqui é Brasil, do governo federal. Matheus reencontrou a família e deve seguir para o Rio de Janeiro nos próximos dias, onde irá residir temporariamente.
A esposa de Matheus, Hannah Silveira, advogada norte-americana, organizou uma arrecadação online com meta de US$ 45 mil (cerca de R$ 238 mil), para ajudar o casal a custear despesas legais, passagens e a mudança dos pertences ao Brasil. Eles se casaram em agosto de 2024 e moravam em San Diego.
De acordo com Hannah, a prisão ocorreu em 24 de novembro, durante a etapa final do processo do green card, após aprovação de seu pedido. Quatro agentes do ICE abordaram o brasileiro no escritório do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, com um mandado devido à permanência irregular no país após o vencimento do visto.
Matheus, que vivia nos EUA desde 2019, ficou detido no Centro de Otay Mesa e relata más condições, como alimentação inadequada e superlotação. Seu visto expirou durante a pandemia de covid-19 e, em 2022, foi preso por dirigir embriagado em Nevada, alegando ter assumido o volante para proteger um amigo. O acordo de deportação impede o retorno aos EUA por 10 anos.








