Início Distrito Federal ANTT autoriza reajuste de 2,546% no transporte do Entorno do DF

ANTT autoriza reajuste de 2,546% no transporte do Entorno do DF

- Publicidade -


Da redação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta quinta-feira (12/2), um reajuste de 2,546% nas tarifas do transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF). A decisão, relatada pelo diretor Alex Azevedo, foi incluída como item extrapauta durante reunião da Diretoria Colegiada da autarquia.

Com o aumento, o coeficiente tarifário para as linhas passa de R$ 0,170241 para R$ 0,174576 por passageiro a cada quilômetro percorrido. De acordo com a ANTT, o novo valor começa a valer a partir da zero hora de 22 de fevereiro de 2026, seguindo o calendário regulatório.

A ANTT justificou que o reajuste segue um procedimento técnico anual previsto em norma, essencial para manter a continuidade e regularidade do serviço, utilizado diariamente por milhares de passageiros entre o Distrito Federal e municípios do Entorno. O transporte não recebe subsídios públicos, então todos os custos operacionais, como combustível, salários e manutenção, são financiados pela tarifa paga pelos usuários.

A metodologia aplicada busca minimizar o impacto do reajuste, considerando variações anuais dos principais custos do serviço — como veículos, pneus, peças, lubrificantes e insumos — com base em indicadores oficiais, entre eles dados do IBGE, FGV e ANP. Segundo a Agência, isso assegura maior objetividade e previsibilidade às decisões.

As revisões tarifárias da ANTT normalmente ocorrem na segunda quinzena de fevereiro, mas o reajuste anterior teve vigência adiada para setembro de 2025, por causa de discussões sobre a criação de um consórcio entre Distrito Federal e Goiás. O aumento aprovado nesta quinta-feira se aplica apenas aos serviços sob autorização especial na RIDE/DF; outros casos serão avaliados separadamente.