Início Economia Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

- Publicidade -


Da redação

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta quinta-feira (12) a redução do Imposto de Importação a zero para mais de mil produtos. A decisão inclui também a adoção de novas medidas de defesa comercial.

Foram concedidos 1.059 ex-tarifários, que possibilitam a importação de mercadorias sem fabricação nacional equivalente com alíquota reduzida temporariamente. Deste total, 421 ex-tarifários são destinados a bens de capital e de informática, enquanto outros 638 beneficiam autopeças. O colegiado afirmou que a medida busca estimular investimentos e diminuir custos do setor industrial ao facilitar o acesso a máquinas, equipamentos e componentes não produzidos no Brasil.

Além disso, o Gecex zerou a alíquota de importação para 20 insumos utilizados pelas indústrias e pelo setor agropecuário, além de dois produtos finais. As isenções contemplam setores como saúde, energia, eletrodomésticos, automotivo e alimentação animal.

Na mesma reunião, o comitê aprovou a aplicação de três novos direitos antidumping para resguardar a indústria nacional de práticas consideradas desleais. Entre as medidas, está a imposição, por cinco anos, de direito antidumping sobre agulhas hipodérmicas originárias da China, além de ações similares contra laminados planos a frio e laminados planos revestidos, também vindos do país asiático.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) não divulgou a lista detalhada dos produtos beneficiados nem especificou as medidas antidumping, informando que os itens serão conhecidos somente após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias.