Início Economia Confiança da indústria recua pelo 14º mês consecutivo

Confiança da indústria recua pelo 14º mês consecutivo

- Publicidade -


Da redação

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou queda de 0,3 ponto em fevereiro, passando de 48,5 para 48,2 pontos, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O setor industrial acumula, assim, 14 meses consecutivos abaixo da linha de 50 pontos, referência que separa confiança da falta de confiança.

Em janeiro, o Icei havia apresentado leve alta, subindo 0,5 ponto e se aproximando do patamar de neutralidade. Entretanto, o recuo em fevereiro ocorre após o Banco Central manter a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano, um dos níveis mais altos do mundo em termos de juros reais.

Segundo Larissa Nocko, especialista em políticas e indústria da CNI, “o patamar elevado das taxas de juros afeta a atividade industrial de algumas formas. Uma delas é por meio do encarecimento do crédito, tanto para empresários quanto para os consumidores. Isso desacelera a atividade econômica”. Ela ressalta ainda que a política monetária restritiva leva empresários a projetarem enfraquecimento da economia nos próximos meses.

Em fevereiro, ambos os componentes do ICEI apresentaram queda. O Índice de Condições Atuais recuou 0,2 ponto, atingindo 43,8 pontos, refletindo avaliação negativa dos industriais tanto sobre a economia quanto sobre os próprios negócios. Já o Índice de Expectativas diminuiu de 50,7 para 50,4 pontos, indicando deterioração nas projeções para o desempenho das empresas, apesar de leve melhora nas expectativas para a economia em geral.

A pesquisa da CNI ouviu 1.103 indústrias entre 2 e 6 de fevereiro de 2026, sendo 454 pequenas, 400 médias e 249 grandes empresas.