Da redação
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) aprovou o Projeto de Sistema Viário SIV 184/2020 e o Memorial Descritivo MDE 184/2020, referentes ao percurso turístico cultural de Planaltina. A decisão foi oficializada pela Portaria nº 15, assinada pelo secretário Marcelo Vaz e publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
O projeto abrange 42.452 metros quadrados no centro histórico da cidade, com o objetivo de organizar e qualificar o sistema viário, valorizar o patrimônio cultural, fortalecer o turismo e melhorar a mobilidade urbana. A medida integra o planejamento urbano do Governo do Distrito Federal para o desenvolvimento sustentável das regiões administrativas.
O percurso definido inclui a entrada pela Avenida Goiás, a Praça Coronel Salviano Monteiro, o trecho até a Igreja Matriz, a Avenida Salvador Coelho (ligando praças Salviano Monteiro e São Sebastião), além do entorno desses espaços e da Rua 58. Segundo o secretário Marcelo Vaz, a proposta “promove uma requalificação que respeita a história de Planaltina e qualifica os espaços públicos para moradores e visitantes, com mais acessibilidade, segurança e incentivo à cultura e ao turismo”.
Entre as melhorias previstas estão acessibilidade, instalação de mobiliário urbano especial, sinalização turística histórica, arborização, iluminação valorizando monumentos e respeito às edificações históricas. O projeto também contempla infraestrutura com drenagem, um coreto na praça do Museu Histórico e Artístico de Planaltina, skate park na praça da Igreja São Sebastião, recuperação de áreas para capoeira e cultura e retirada de elementos degradados.
Para o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura, Vitor Recondo, trata-se de um projeto estruturante que reorganiza o sistema viário com foco no pedestre. Após a aprovação, o processo segue para a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) para elaboração de projetos complementares e orçamento. Os documentos urbanísticos devem ser disponibilizados em até sete dias.








