Da redação
Durante o feriado de Carnaval, diversos serviços do Distrito Federal terão funcionamento diferenciado. O transporte público será gratuito até as 23h59 da terça-feira, com o programa Vai de Graça, conforme a Secretaria de Economia do DF. O metrô opera nesta segunda-feira das 5h à 1h; na terça e quarta-feira, das 5h30 às 23h30, com embarque após 23h30 apenas na Estação Central. Haverá reforço de 110 ônibus nos horários de dispersão dos blocos, e na quarta-feira, os coletivos retomam o horário regular.
Na saúde, as UBSs estarão fechadas nos dias 16 e 17, e retornam às 14h na quarta-feira. Os Caps III Samambaia, Caps AD Ceilândia, Caps AD Samambaia e Caps AD Brasília funcionam 24h. Emergências psiquiátricas devem ser atendidas no HSVP e HBDF. O Hospital Regional da Asa Norte mantém emergência odontológica 24h; HRG, das 18h à meia-noite nos dias úteis e das 7h às 19h em fins de semana. O Hemocentro abre segunda das 7h15 às 12h, fecha terça e reabre quarta às 14h15.
Na educação, as escolas públicas não funcionarão nos dias 16, 17 e 18, com retorno das aulas na quinta-feira, 19 de fevereiro. Unidades do Na Hora, Detran-DF, Caesb, e outros órgãos públicos retornam o atendimento presencial somente na quarta-feira, a partir das 14h. Os restaurantes comunitários funcionam normalmente, exceto o da Estrutural, fechado para manutenção.
Comércio e bancos também ajustam os horários: lojas de rua e shoppings não abrem na terça-feira de Carnaval, e o BRB atende das 12h às 16h na quarta-feira. Supermercados, feiras e drogarias funcionam normalmente, e bares e restaurantes podem abrir conforme convenção coletiva.
No lazer, parques como o Parque da Cidade, Jardim Botânico e Zoológico funcionam normalmente, observando seus horários habituais. Espaços culturais, incluindo museus e bibliotecas, reabrem na quarta-feira a partir das 14h.








