Início Brasil Carnaval, jogos do Carioca e Rio Open juntos mobilizam 26 mil agentes...

Carnaval, jogos do Carioca e Rio Open juntos mobilizam 26 mil agentes no RJ

- Publicidade -


Da redação

O Rio de Janeiro mobiliza uma megaoperação de segurança para o Carnaval, o Rio Open e as partidas do Campeonato Carioca. Mais de 26 mil agentes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros estão envolvidos na operação, que cobre desde megablocos nas zonas Sul e Norte até eventos esportivos e desfiles na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães.

O clássico entre Botafogo e Flamengo, neste domingo (15), às 17h30, no estádio Nilton Santos, é o principal foco de atenção. Após quatro anos, a partida volta a receber torcidas divididas e relembra o episódio de 2017, quando Diego Silva dos Santos, torcedor do Botafogo, foi morto em briga de organizadas. A PM vai dobrar o efetivo: serão 500 policiais para o jogo, enquanto partidas como Vasco x Volta Redonda e Fluminense x Bangu terão metade desse efetivo.

A operação conta com tecnologia de ponta: drones e viaturas com câmeras de reconhecimento facial serão utilizados para identificar criminosos. Além disso, há mobilização específica para fiscalização de trânsito (239 profissionais na Lei Seca) e para a operação Maria da Penha (49 equipes), além dos 10 mil bombeiros destacados para atuar no período.

O Rio Open, realizado de 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, ocorre próximo aos blocos da zona Sul, mas a direção do torneio garante que a realização simultânea não gera preocupação. “Há um trabalho de mapeamento dos blocos em parceria com a Prefeitura, e o clima de Carnaval é positivo”, afirma Marcia Casz, diretora-geral do evento.

A expectativa do governo é de que mais de 6 milhões de pessoas participem do Carnaval no estado, com taxa de ocupação hoteleira de 83,7% — concentrada na Zona Sul e no Centro. O aeroporto do Galeão espera receber mais de 500 mil passageiros entre 13 e 22 de fevereiro (alta de 23%), e a rodoviária Novo Rio prevê quase 600 mil pessoas. Nos jogos das quartas de final do Estadual, muitos turistas são esperados, repetindo o cenário do confronto recente entre Fluminense e Botafogo no Maracanã.