Início Eleições Vereadores da Serra se colocam ‘à disposição’ para Eleições 2026

Vereadores da Serra se colocam ‘à disposição’ para Eleições 2026

- Publicidade -


Da redação

A Câmara da Serra enfrenta turbulências nesta legislatura com denúncias de corrupção, afastamentos, prisão de vereador, fraude à cota de gênero e reforço na segurança devido a suspeitas de porte de armas na Casa. Em meio às polêmicas, pelo menos cinco vereadores atuais se colocam como possíveis candidatos nas próximas eleições: Pastor Dinho Souza (PL), Paulinho do Churrasquinho (PDT), Rafael Estrela do Mar (PSDB), Stefano Andrade e Dr. Thiago Peixoto (Psol).

O Pastor Dinho Souza é cotado pelo PL para disputar vaga de deputado estadual, conforme confirmado pela liderança estadual do partido chefiada pelo senador Magno Malta. Na eleição de 2024, foi o terceiro vereador mais votado na Serra, com 5,6 mil votos, e protagonizou debates acirrados e denúncias de intolerância religiosa. Paulinho do Churrasquinho, atualmente secretário na Mesa Diretora e reeleito com 4,7 mil votos, já disputou vaga de deputado em 2022, somando 8 mil votos, sendo 93,8% na Serra.

Rafael Estrela do Mar, eleito pela primeira vez em 2024, obteve 4,4 mil votos e afirma que pensa em uma candidatura futura a deputado estadual, condicionando ao desejo popular. Stefano Andrade, com 2,3 mil votos e histórico de detenção em 2018, também está cotado para disputar vaga. Dr. Thiago Peixoto, suplente que assumiu após o afastamento de Wellington Alemão, declarou que não será candidato a deputado estadual, já que o Psol prioriza a reeleição de Camila Valadão em 2026.

Dois principais nomes do PDT, Saulinho da Academia (8,2 mil votos) e Teilton Valim (7,3 mil votos), ambos afastados pela Justiça, também eram apontados como possíveis candidatos. A Serra, maior colégio eleitoral do Espírito Santo, tem outros nomes em destaque, como ex-vereadores hoje deputados estaduais – Pablo Muribeca, Vandinho Leite, Alexandre Xambinho e Fábio Duarte – e outras possíveis candidaturas, entre elas do ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) e do jornalista Philipe Lemos (Podemos).

Entre os federais cotados, estão Serginho Vidigal (PDT) e Amaro Neto (Republicanos), além da expectativa pelo retorno do Professor Roberto Carlos (PT) à Assembleia.