Da redação
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reforçou neste sábado (14), durante o Carnaval, ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Bloco do Amor, realizado na Plataforma Carnaval Monumental, no Museu Nacional da República. No evento, foram distribuídos gratuitamente preservativos, gel lubrificante, autotestes de HIV e materiais educativos, em um estande ao lado do palco principal.
A iniciativa faz parte de uma série de medidas que segue até terça-feira (17). Mais de 90 mil insumos serão entregues aos organizadores dos blocos carnavalescos, com distribuição centralizada no Espaço Acolher. Essa estrutura foi montada para orientar foliões sobre saúde sexual, redução de danos e prevenção à importunação sexual ao longo dos quatro dias de festa.
Segundo Cristiane Dionísio, produtora do grupo responsável pelo espaço, o objetivo é facilitar o acesso a informações e insumos de prevenção. O Espaço Acolher estará aberto a todos os blocos da Plataforma Monumental e oferece materiais sobre cuidados durante o Carnaval, como recomendações sobre hidratação, exposição ao sol e uso do preservativo.
A SES-DF disponibiliza ainda profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) em várias unidades da rede pública de saúde, integrando estratégias biomédicas, comportamentais e estruturais para reduzir infecções. A gerente de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose da SES-DF, Beatriz Maciel Luz, ressalta que a testagem permite diagnóstico precoce e início rápido do tratamento, mesmo sem sintomas. Ela orienta o uso da PrEP para pessoas com maior risco e a busca pela PEP em situações de exposição.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico da SES-DF, entre 2020 e 2024, jovens de 20 a 29 anos responderam por 42,6% das infecções por HIV e 30% dos casos de aids no DF. No mesmo período, foram registrados 3.838 casos de HIV e 1.177 de aids. Enquanto os números de HIV estão estáveis, o coeficiente de casos de aids caiu de 8,5 para 5,3 por 100 mil habitantes.








