Início Brasil Primeiro caça Gripen fabricado no Brasil deve ser apresentado em 25 de...

Primeiro caça Gripen fabricado no Brasil deve ser apresentado em 25 de março

- Publicidade -


Da redação

O primeiro caça F-39 Gripen montado no Brasil será apresentado em 25 de março na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, a 300 km da capital paulista. Segundo apuração da reportagem, a aeronave está pronta, mas ainda não realizou decolagens e não há data definida para entrega à Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia contará com a presença da cúpula da Aeronáutica e autoridades; em 2023, o presidente Lula participou da inauguração da linha de montagem do caça, desenvolvido pela sueca Saab em parceria com a Embraer.

Atualmente, a FAB possui dez caças Gripen em treinamento na Base Aérea de Anápolis (GO) e mais uma unidade em Gavião Peixoto, todos fabricados na Suécia e transportados ao Brasil por navio. O programa prevê 36 unidades — sendo 15 produzidas no país —, incluindo oito modelos de dois lugares (E e F).

A produção local envolve três etapas principais: união das quatro partes principais do caça com componentes feitos pela Saab em São Bernardo do Campo (SP), seguida por testes de pressurização e alinhamento geométrico. Após pintura interna e aplicação de verniz, o caça é montado, recebendo 35 km de fiação, 300 metros de dutos e componentes como estabilizadores e softwares atualizáveis.

No último dia 6, os primeiros lançamentos de bombas em voo foram realizados por um Gripen da FAB, durante a Operação Thor na Base Aérea de Natal (RN). Foram disparadas uma bomba convencional de 925 kg e outra de 250 kg guiada a laser. “Os principais objetivos foram garantir a separação segura das bombas do caça, validar os parâmetros de precisão…”, destacou a Saab. O major aviador Thiago Camargo tornou-se o primeiro brasileiro a lançar bombas com o F-39 Gripen.

Em novembro de 2023, a FAB realizou o primeiro disparo de míssil Meteor com o novo caça e, em seguida, os primeiros testes com o canhão de 27 mm e o reabastecimento em voo por cargueiros KC-390.