Da redação
O Ministério das Mulheres lança neste domingo (15) a campanha “Se liga ou eu ligo 180” para conscientizar sobre a violência contra as mulheres durante o carnaval no Rio de Janeiro. A ação segue até terça-feira (17) em pontos estratégicos da cidade, incluindo blocos no Circuito Preta Gil, Fanfest de Copacabana, Aterro do Flamengo, Parque Realengo, desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze e outros locais na Estrada Intendente Magalhães.
Equipes abordarão foliãs e foliões distribuindo materiais informativos sobre os tipos de violência e canais de denúncia, além de brindes como pulseiras, ventarolas, viseiras, fitas, adesivos e tatuagens temporárias. Segundo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, o objetivo é ampliar a proteção das mulheres durante o carnaval, especialmente em cidades com grande concentração de público.
A campanha também ocorre em outros estados, como Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. Nessas localidades, há articulação com secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres.
O Ligue 180, serviço gratuito e confidencial da Central de Atendimento à Mulher, funciona 24 horas por dia, permitindo denúncias anônimas de todo o Brasil ou pelo WhatsApp, no número (61) 9610-0180.
O Ministério das Mulheres firmou parcerias com a Caixa Econômica Federal, para divulgar mensagens contra assédio nos bilhetes de lotéricas, e com a Polícia Rodoviária Federal e concessionárias, reforçando a conscientização nas rodovias. Outras campanhas do Governo Federal no carnaval incluem “Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais”, do Ministério da Igualdade Racial, e “Pule, Brinque e Cuide”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, focada no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.








