Da redação
As forças de segurança do Distrito Federal intensificaram as ações preventivas durante o Carnaval, com a realização de revistas nos acessos aos blocos carnavalescos. No sábado (14), a Polícia Militar do DF apreendeu 119 armas brancas, substâncias ilícitas como maconha e cocaína, além de um spray de pimenta. O objetivo das medidas é impedir a entrada de itens proibidos e garantir a proteção dos foliões.
A PMDF destacou que as revistas são preventivas e reiterou a proibição de armas, drogas, garrafas ou copos de vidro, perfumes em recipientes de vidro, desodorantes aerossóis, substâncias inflamáveis, isqueiros, objetos perfurocortantes, guarda-chuvas com haste metálica e bandeiras com mastros rígidos. Na ocasião, 12 celulares furtados foram recuperados. O major Raphael Broocke alertou para o cuidado com objetos pessoais, especialmente em áreas de aglomeração e sob efeito de álcool.
No trânsito, a fiscalização resultou em 1.176 abordagens e 484 autos de infração no sábado, com 126 motoristas autuados por dirigir sob efeito de álcool, 39 por uso de celular ao volante e 11 veículos recolhidos. Especialistas atuaram em áreas estratégicas para garantir a segurança.
Cerca de 300 pulseiras de identificação foram distribuídas para crianças, com atendimento imediato em casos de desencontro, por meio do Conselho Tutelar e Vara da Infância via Ciob (telefone 125). O Corpo de Bombeiros mobilizou 263 militares e 20 viaturas, atendendo 37 pessoas – 23 delas por consumo excessivo de álcool – e realizou vistorias em 18 eventos.
Já a Secretaria DF Legal fiscalizou 43 eventos, sem interdições, orientou 400 ambulantes irregulares e apreendeu 14 garrafas de vidro. As ações educativas do Detran-DF alcançaram cerca de 2 mil pessoas. Entre sexta-feira (13) e domingo (15), foram registrados 36 furtos de celular, quatro furtos a transeuntes, um furto em veículo, um roubo a transeunte, um flagrante de embriaguez e duas ocorrências de tráfico de drogas.








