Início Distrito Federal Bloco Menino de Ceilândia celebra 31 anos e transforma cidade em palco...

Bloco Menino de Ceilândia celebra 31 anos e transforma cidade em palco de resistência cultural

- Publicidade -


Da redação

A cerca de 30 km do Plano Piloto, o carnaval também movimenta Ceilândia. O Bloco Menino de Ceilândia, fundado em 1995, celebra neste domingo (15/2) seus 31 anos de história, reafirmando-se como um dos movimentos culturais mais autênticos do Distrito Federal. A edição de 2026 tem como objetivo valorizar artistas locais e reforçar o protagonismo cultural da maior região administrativa do DF.

“Aqui não é só um bloco, é o nosso time na rua mostrando que a Ceilândia produz cultura de ponta, com organização e muita alegria”, destacou a organização do evento. Moradora da cidade, Letícia Gomes, 42 anos, comentou sobre a importância da data: “O carnaval é um momento de valorização da cultura, da participação das crianças e do fortalecimento da comunidade”.

Neste ano, Letícia se fantasiou de Batman pela primeira vez. “Estou muito envergonhada, mas quis simbolizar a defesa do Carnaval e da democracia”, afirmou. A programação do bloco começou às 14h, no estacionamento do Fórum, em Ceilândia Centro, com apresentação da DJ Ketlen. Às 15h30, o grupo Samba da Guaríba animou o público, reforçando a tradição local do samba.

O ponto alto do evento acontece às 17h, com o cortejo do bloco pelas ruas do centro de Ceilândia. Presente na celebração, a deputada federal Erika Kokay (PT) destacou: “Ceilândia também é verbo. Essa cidade carrega a diversidade cultural deste país e aqui a cultura é sempre valorizada”.

O desfile do Bloco Menino de Ceilândia tem entrada gratuita e classificação livre. O evento integra a programação do 9º Prêmio #CBFolia 2026, realizado pelo Correio Braziliense, que homenageia a criatividade e a diversidade do carnaval do DF, com votação popular e participação dos leitores via site.