Início Política Planalto tem nova preocupação em meio ao alívio com a decisão de...

Planalto tem nova preocupação em meio ao alívio com a decisão de Toffoli

- Publicidade -


Da redação

A saída do ministro Dias Toffoli da relatoria do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF) foi recebida com alívio no Palácio do Planalto, segundo interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvidos pelo PlatôBR. O principal receio entre aliados do governo era que a condução das investigações prejudicasse a imagem do Executivo, visto que parte da população não separa as atuações dos poderes Executivo e Judiciário, além do fato de Toffoli ter sido indicado ao STF por Lula, em 2009.

Ainda segundo fontes do governo, embora a mudança seja vista como um fator positivo para a administração federal, permanece a preocupação quanto a possíveis retaliações do STF contra o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e ao próprio Executivo.

Foi de responsabilidade de Andrei Rodrigues encaminhar ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, um relatório que detalha as menções a Dias Toffoli encontradas em celulares apreendidos durante a operação contra o Banco Master, incluindo dispositivos do banqueiro Daniel Vorcaro.

No material enviado à Suprema Corte, são citados supostos pagamentos ao ministro Dias Toffoli. Segundo apurou PlatôBR, a decisão de Rodrigues causou repercussão negativa entre alguns ministros do STF.

O ambiente entre os poderes segue de tensão e expectativa, enquanto o governo procura dissociar sua imagem das investigações e evitar novos atritos com o Judiciário.