Da redação
Forças americanas interceptaram no oceano Índico o petroleiro Verónica III, de bandeira panamenha, que havia escapado do bloqueio no Caribe contra navios sancionados que entrem ou saiam da Venezuela, informou o Pentágono neste domingo (15). “Tentou burlar o bloqueio do presidente Trump, esperava escapar. Nós o seguimos do Caribe até o oceano Índico, reduzimos a distância e o neutralizamos”, declarou o órgão em publicação na rede social X.
A postagem incluiu um vídeo que mostra militares americanos embarcando em helicóptero e depois acessando o navio petroleiro. Segundo o Pentágono, uma semana antes, procedimento semelhante foi adotado para interceptar o navio Aquila II.
Desde dezembro, quando Donald Trump ordenou um bloqueio a navios petroleiros sancionados que trafegavam para ou a partir da Venezuela, pelo menos nove embarcações foram apreendidas. No entanto, esses navios representam uma pequena fração das cerca de 800 embarcações da chamada “frota fantasma” sancionada, segundo um alto oficial da Guarda Costeira dos EUA.
O Verónica III havia partido da Venezuela em 3 de janeiro, mesmo dia em que forças especiais americanas capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro após invadir o país. De acordo com o TankersTrackers.com, o navio transportava cerca de 1,9 milhão de barris de petróleo e consta na lista de sanções americanas relacionadas ao Irã, segundo o site do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA.
“O Departamento de Guerra negará aos atores ilícitos e a seus representantes a liberdade de movimento no âmbito marítimo”, afirmou o Pentágono na rede X.








