Início Política Janja diz que desistiu de desfilar para evitar perseguição a Lula e...

Janja diz que desistiu de desfilar para evitar perseguição a Lula e escola de samba

- Publicidade -


Da redação

A primeira-dama Janja da Silva desistiu de desfilar pela Acadêmicos de Niterói durante o Carnaval do Rio de Janeiro por temor de perseguição à escola e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O enredo da escola, “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem a Lula, foi apresentado na noite de domingo, 15, no desfile do grupo Especial.

A escolha do enredo gerou polêmicas durante semanas e recebeu críticas da oposição. O Partido Novo anunciou que irá acionar a Justiça Eleitoral para pedir a inelegibilidade do presidente, alegando propaganda eleitoral antecipada em ano eleitoral. Diversos questionamentos na Justiça tentaram impedir o desfile da escola.

Janja, que não ocupa cargo público e estava liberada para participar do desfile, optou por apenas assistir à apresentação ao lado de Lula. Segundo nota divulgada, ela preferiu não sair no carro alegórico “para estar ao lado da pessoa que mais ama na vida”, mesmo afirmando ter “toda segurança jurídica” para participar. Ela foi substituída pela cantora Fafá de Belém.

O presidente e a primeira-dama acompanharam o desfile do camarote da prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), e desceram à Sapucaí para cumprimentar integrantes das escolas. Durante a passagem das agremiações, Lula beijou o pavilhão da Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira.

Em sua nota, Janja elogiou a postura da Acadêmicos de Niterói, classificando a escola como “extremamente corajosa” por levar o enredo à avenida. “Essa noite foi uma celebração à cultura brasileira, ao presidente Lula e ao maior espetáculo da terra, que é o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro”, escreveu.