Da redação
A atuação integrada das forças de segurança do Distrito Federal tem garantido a organização e rápida resposta durante o Carnaval 2026, sem registros de ocorrências graves. O planejamento estratégico é acompanhado pelo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, junto à equipe da pasta. Tecnologias como o sistema de reconhecimento facial têm sido fundamentais: no domingo (15), possibilitaram a prisão de um indivíduo com mandado em aberto na área central de Brasília.
O Departamento de Trânsito (Detran-DF) realizou ações educativas e campanhas contra a violência doméstica, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, que implementou a Sala Lilás Itinerante para acolhimento de mulheres vítimas de violência de gênero. O Corpo de Bombeiros (CBMDF) também lançou campanha sobre o uso da ficha médica nos celulares para facilitar emergências.
O secretário Sandro Avelar destacou o policiamento reforçado, monitoramento aéreo e a integração entre as forças de segurança como fatores para o sucesso do evento, que conta com público superior ao esperado. “Ela transmite segurança, inibe a prática de crimes e garante que a população possa aproveitar a festa com tranquilidade”, afirmou.
O secretário executivo Alexandre Patury enfatizou o caráter preventivo das ações coordenadas pela SSP-DF, enquanto o subsecretário Alexandre Melo ressaltou a prioridade na preservação de vidas e prevenção de crimes. O planejamento foi iniciado em outubro de 2025 e envolveu reuniões com organizadores de blocos para reduzir conflitos e organizar espaços públicos.
Durante as fiscalizações, a PMDF apreendeu 142 armas brancas, porções de drogas e recuperou um celular apenas no domingo (15). Também foram lavradas 168 infrações de trânsito, com 91 motoristas flagrados dirigindo após consumo de álcool, além de 22 notificações por uso de celular ao volante. Foram distribuídas 587 pulseirinhas de identificação infantil em blocos carnavalescos.








