Início Ciência e tecnologia Pane global ou eclipse? Veja a resposta da ciência para o fenômeno...

Pane global ou eclipse? Veja a resposta da ciência para o fenômeno previsto para esta terça-feira,17

- Publicidade -


Da redação

Fenômeno lunar previsto para 17 de fevereiro não provocará apagão global

Rumores sobre um suposto apagão mundial e pane nos sistemas de energia e internet na terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, são falsos. O que a data reserva é, na verdade, um fenômeno astronômico conhecido como eclipse solar anular, previsto para ocorrer exclusivamente sobre a Antártida.

A confusão teria começado com a distorção de informações sobre o eclipse. Espalharam-se teorias infundadas a respeito de um blecaute global, o que não corresponde à realidade. Segundo especialistas, a rotina das cidades, o fornecimento de luz, internet e outros serviços essenciais seguirão normais.

O eclipse anular ocorre quando a Lua, em seu apogeu — ponto de maior distância em relação à Terra —, passa diante do Sol sem cobri-lo por completo. Isso cria a aparência de um “anel de fogo” no céu, já que a borda do Sol permanece visível. Diferente do eclipse total, neste caso a luminosidade diminui apenas parcialmente e de forma imperceptível para a maioria da população mundial.

O fenômeno será restrito ao polo sul. A faixa de anularidade passará quase exclusivamente sobre a Antártida, sendo visível apenas para cientistas e animais que habitam a região. Nos extremos sul da Argentina e do Chile, será possível perceber uma leve redução de luz, de menos de 1% a 3%. No Brasil, o Observatório Nacional garante que não haverá qualquer alteração na claridade ou na rotina.

O próximo eclipse anular com potencial de visibilidade no Brasil está previsto para 6 de fevereiro de 2027. Até lá, nenhum apagão global está programado e, no dia 17 de fevereiro, a população pode ficar tranquila quanto ao fornecimento de energia e luz.