Da redação
O corpo do cantor gospel Fernando Grandêz, de 39 anos, terceira vítima do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, foi sepultado nesta terça-feira (17), em Manaus. Grandêz foi encontrado na segunda-feira (16), a três quilômetros do local do acidente, no Encontro das Águas – confluência dos rios Negro e Solimões.
O naufrágio ocorreu na sexta-feira (13), por volta de 12h30, após a embarcação partir de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte. Ao todo, 71 passageiros foram resgatados com vida. As outras vítimas fatais identificadas são uma criança de três anos e uma jovem de 22 anos.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, o número de desaparecidos foi atualizado para cinco, após revisão de dados. Inicialmente, sete pessoas eram consideradas não localizadas. As buscas são dificultadas devido à diferença de temperatura, densidade, força das correntes entre os rios, além da grande profundidade da região.
As operações contam com 88 integrantes, incluindo 25 mergulhadores, apoiados por 15 embarcações, drones, um helicóptero e três sonares. Equipes de Itacoatiara e Parintins reforçam a ação, que já se estende por mais de 120 quilômetros ao longo do rio. O comandante-geral dos bombeiros, coronel Muniz, destacou a alta complexidade da ocorrência, com diversos fatores hidrodinâmicos envolvidos.
A Polícia Civil do Amazonas prendeu em flagrante o piloto da lancha por homicídio culposo, mas ele pagou fiança e responderá em liberdade. O caso está sob investigação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros. Sobreviventes relataram que o condutor navegava em alta velocidade e foi alertado sobre o banzeiro, ondas intensas comuns na área, pouco antes do acidente. A identidade de Fernando Grandêz foi confirmada após reconhecimento no Instituto Médico Legal, conforme publicado pelo vice-prefeito de Nova Olinda do Norte, Cristian Martins.








