Início Mundo Lula chega à Índia e primeiro compromisso é cúpula sobre IA

Lula chega à Índia e primeiro compromisso é cúpula sobre IA


Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quarta-feira (18) a Nova Délhi, Índia, para uma visita oficial a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Lula terá como primeiro compromisso, nesta quinta-feira (19), a participação na cúpula sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo, evento que reúne chefes de Estado e executivos do setor. O encontro faz parte do “processo de Bletchley”, série de discussões internacionais sobre segurança, governança e cooperação global em IA.

Durante a plenária, além dos debates sobre governança, serão tratados temas como captação de recursos para democratizar a tecnologia, uso social da IA, inovação e desenvolvimento. Esta é a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento global de alto nível dedicado à inteligência artificial.

Na sexta-feira (20), o governo brasileiro promove o evento “IA para o bem de todos”, com enfoque nas perspectivas nacionais sobre o futuro da tecnologia. Estarão presentes ministros de Estado das áreas de Ciência, Tecnologia, Gestão e Inovação, Educação, Saúde e Comunicações.

A visita de Lula também reforça a agenda bilateral entre Brasil e Índia, parceiros estratégicos desde 2006. Estão previstas a assinatura de parcerias nas áreas de terras raras, minerais críticos e a declaração conjunta sobre parceria digital. O governo anunciou novos avanços na ampliação do acordo de comércio Mercosul-Índia e o aumento da validade dos vistos de negócios e turismo de cinco para dez anos.

No comércio, a Índia foi o quinto maior parceiro do Brasil em 2025, com uma corrente de US$ 15,2 bilhões, sendo o décimo maior destino das exportações brasileiras. Entre os produtos exportados estão petróleo, açúcar, óleos vegetais e minério de ferro. Segundo a Presidência, a relação bilateral vive momento de ascensão com complementaridades econômicas e tecnológicas.