Início Política Frentes parlamentares evangélica e católica criticam desfile em homenagem a Lula

Frentes parlamentares evangélica e católica criticam desfile em homenagem a Lula


Da redação

As frentes parlamentares evangélica e católica manifestaram repúdio ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, realizado no Carnaval do Rio de Janeiro em homenagem ao presidente Lula (PT). O motivo da controvérsia foi a ala “neoconservadores em conserva”, na qual famílias ligadas à direita, especialmente evangélicos e representantes do agronegócio, foram retratadas dentro de latas de conserva.

A Frente Parlamentar Evangélica divulgou nota classificando a apresentação como uma “conduta desrespeitosa e afrontosa”. O comunicado ressalta que “é inadmissível que o direito à manifestação cultural seja distorcido para promover escárnio contra a fé cristã e o deboche aberto aos valores conservadores que sustentam nossa sociedade”.

O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), presidente da frente evangélica, afirmou que acionará a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Judiciário para responsabilização criminal e cível dos envolvidos. “O que vimos foi uma afronta, lamentavelmente financiada com dinheiro público, pelos nossos impostos”, declarou.

Conforme informado, a Acadêmicos de Niterói recebeu R$ 1 milhão da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), valor equivalente ao concedido às demais escolas do grupo principal do Carnaval carioca.

O presidente da Frente Parlamentar Católica, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), comunicou que exigirá providências dos órgãos competentes para apurar o desfile e aplicar eventuais responsabilizações. “A fé cristã integra a identidade histórica e social do Brasil e inspira valores que estruturam milhões de famílias brasileiras”, afirmou em nota.