Início Mundo IA reforça ajuda alimentar com caixas eletrônicos de grãos e armazéns inteligentes

IA reforça ajuda alimentar com caixas eletrônicos de grãos e armazéns inteligentes


Da redação

A inteligência artificial (IA) está transformando a assistência alimentar por meio de soluções inovadoras apresentadas na Cúpula de Impacto da IA, realizada recentemente na Índia. O Programa Mundial de Alimentos (WFP) demonstrou tecnologias como o Annapurti, descrito como um “caixa eletrônico de grãos”, que utiliza biometria para permitir que beneficiários retirem alimentos de forma digna, rápida e sem a necessidade de perder um dia de trabalho. Segundo Elisabeth Faure, representante do WFP na Índia, o sistema oferece acesso 24 horas e já está em uso no país e, mais recentemente, também no Nepal.

Outras ferramentas de IA em destaque são armazéns inteligentes, que monitoram em tempo real umidade, pragas e estoques, além de sistemas de otimização de rotas para a rede pública de distribuição da Índia, responsável por alimentar mais de 800 milhões de pessoas mensalmente. O objetivo dessas inovações é reduzir o tempo de entrega, as perdas de alimentos e as emissões de carbono.

A exposição também apresentou plataformas globais que avaliam crises e determinam rapidamente a necessidade de suprimentos e as melhores rotas de entrega. O WFP afirma que, com a integração de IA e análise preditiva, a eficiência e precisão operacional pode aumentar entre 30% e 50%.

Durante o evento, um hackathon desafiou participantes a criar soluções locais para melhorar a nutrição em comunidades. Entre as propostas vencedoras estão a integração entre merendas escolares e hortas comunitárias, um aplicativo móvel de nutrição e um sistema para prever riscos de desnutrição infantil.

Stephan Priesner, coordenador residente da ONU na Índia, ressaltou a importância do país como fonte de tecnologia replicável em outras nações por meio da cooperação Sul-Sul. Para o WFP, a mensagem é clara: a IA, aliada a parcerias e apoio político, pode ampliar o alcance humanitário, embora, sozinha, não elimine a fome.