Início Brasil Alunos de cursos de medicina privados vão pior que os da rede...

Alunos de cursos de medicina privados vão pior que os da rede pública em 94% das questões do Enamed


Da redação

Levantamento da Folha de S.Paulo indica que estudantes concluintes de medicina em faculdades particulares tiveram desempenho inferior aos de instituições públicas em 94% das questões válidas do Enamed, exame do Ministério da Educação (MEC). A análise, feita com base nos microdados do teste, constatou diferenças em 85 das 90 questões válidas. A prova integra a nova avaliação do MEC para cursos de medicina e teve seus resultados divulgados em janeiro.

Entre os 107 cursos avaliados com notas 1 e 2, consideradas insuficientes, 87 são privados — com mensalidades chegando a R$ 17 mil. Das 39 mil pessoas que prestaram a prova, 24,5 mil são de instituições privadas e 9.800 de públicas. Desses, 61% dos formandos das particulares tiveram desempenho considerado adequado, contra 81% das públicas.

O estudo confirma que, apesar de melhores índices socioeconômicos entre os alunos das privadas — com 35% de renda familiar superior a seis salários mínimos contra 19% nas públicas —, o desempenho foi inferior. O mesmo se observa quanto à escolaridade: mães com ensino superior são 36% entre estudantes de privadas e 31% nas públicas. Quanto à cor, 27% dos estudantes das privadas autodeclaram-se pretos ou pardos, ante 37% nas públicas.

Para Mario Scheffer, professor da USP e coordenador do estudo Demografia Médica no Brasil, os dados sugerem que a qualidade do ensino é mais determinante do que o perfil dos alunos. Já Rodrigo Capelato, do Semesp, cita o maior número de estudantes nas privadas e a maior concorrência das públicas como fatores influentes nos resultados.

Os resultados negativos levaram o MEC a suspender, este mês, o edital para a criação de novos cursos de medicina privados. Instituições privadas tentaram barrar judicialmente a divulgação dos dados, contestando principalmente o cálculo da nota de corte do Enamed.