Da redação
Sem anúncio oficial, o aeromóvel “people mover” começou a transportar passageiros no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, desde a última quarta-feira (18). Projetado para ligar a estação da CPTM aos três terminais do aeroporto, o sistema sobre trilhos já estava em uso por funcionários desde 3 de dezembro do ano passado, mas foi liberado recentemente para passageiros em geral, ainda sem data oficial para início da operação comercial.
Por enquanto, apenas um trem circula, fazendo viagens de ida e volta com capacidade máxima de 100 passageiros – número que poderá dobrar futuramente. As partidas ocorrem, aproximadamente, a cada 20 minutos e o trajeto, previsto para durar 6 minutos, está levando 10 minutos nesta fase final de testes, pouco antes da inauguração. O funcionamento ocorre das 17h30 às 24h, mas, após a inauguração, deve acompanhar o horário da CPTM, das 4h à meia-noite.
O aeromóvel substitui, de forma progressiva, o transporte em ônibus entre a estação da CPTM e os terminais do aeroporto, ambos gratuitos. Segundo funcionários, os ônibus seguirão em operação até que o sistema ferroviário esteja funcionando normalmente.
A via elevada do aeromóvel tem 2,7 km de extensão com quatro estações – uma na CPTM e outras três nos terminais aeroportuários. O sistema, que usa propulsão pneumática, teve investimento estimado em mais de R$ 300 milhões, pagos com recursos da outorga da concessionária GRU Airport.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que não há previsão para início comercial do serviço. O aeroporto oferece ainda outras opções de acesso ferroviário: a linha 13-jade, a partir da estação Engenheiro Goulart, e o Expresso Aeroporto, com saída da Barra Funda. Ambos custam R$ 5,40, com embarque de hora em hora.





