Da redação
O Vasco da Gama segue em busca de um novo treinador para substituir Fernando Diniz, demitido recentemente. Na última segunda-feira, a diretoria do clube realizou uma reunião para definir o perfil desejado e mapear opções no mercado. Três nomes foram discutidos pelos dirigentes: Artur Jorge, Marcelo Gallardo e Renato Portaluppi.
Segundo o jornalista Lucas Pedrosa, da Cazé TV, Artur Jorge foi apontado como o perfil ideal para comandar o Vasco. O técnico português, que conquistou a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro Série A em 2024 pelo Botafogo, atualmente está no Al-Rayyan, do Catar, com salário estimado em R$ 2 milhões mensais e multa rescisória de aproximadamente 6 milhões de euros.
Ainda de acordo com Pedrosa, os primeiros contatos entre o Vasco e representantes de Artur Jorge foram positivos, e o clube tentará convencer o treinador a retornar ao futebol brasileiro. O Flamengo também chegou a sondar o português antes de renovar com Filipe Luís, mas seguiu com a permanência do treinador brasileiro.
Durante a reunião, a diretoria vascaína avaliou que o elenco montado segue adequado, apesar dos resultados ruins, atribuídos à fragilidade defensiva e ao baixo aproveitamento ofensivo. O nome de Artur Jorge agrada especialmente por seu estilo de jogo vertical, mas Renato Gaúcho também permanece como opção caso as negociações com o português não avancem.
Antes de chegar a esses nomes, o Vasco sondou Rafael Guanaes, do Mirassol, e Leonardo Jardim, atualmente sem clube, mas as tratativas não evoluíram. A expectativa interna é fechar com o novo técnico até o próximo domingo e intensificar contatos durante a semana.






