Início Mundo Guerra impede volta de brasileiros que faziam cruzeiro em Dubai

Guerra impede volta de brasileiros que faziam cruzeiro em Dubai


Da redação

Um grupo de brasileiros permanece retido em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, desde o último sábado (28), após o início dos ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã. Eles estão a bordo do navio MSC Euribia, operado pela MSC Cruzeiros. A empresa não informou à Agência Brasil o número exato de brasileiros no navio, que transporta cerca de 5 mil passageiros.

Os brasileiros participavam de um cruzeiro e deveriam retornar ao Brasil no domingo (1º). No entanto, o fechamento do espaço aéreo em vários países da região devido aos bombardeios impediu o retorno do grupo. Por determinação de segurança de autoridades regionais e internacionais, o navio permanece atracado em um porto local “até novo aviso”.

Segundo a MSC Cruzeiros, “a situação a bordo está tranquila, e nossos hóspedes e tripulantes estão confortáveis e bem assistidos”. A empresa afirma que monitora as possibilidades de retorno em colaboração com companhias aéreas e mantém contato com embaixadas e ministérios de Relações Exteriores “para garantir planos de repatriação”.

O próximo cruzeiro do MSC Euribia, previsto para partir de Dubai no dia 7 de março, foi cancelado em razão do conflito. A empresa informou que segue em coordenação com autoridades nacionais, embaixadas e especialistas em segurança para avaliar as medidas adequadas.

A Strik Turismo, responsável por parte dos passageiros, declarou que todos estão recebendo assistência completa a bordo, incluindo alimentação, acompanhamento médico e lazer. Medicamentos foram repostos e as atividades internas do navio seguem normalmente. A agência reforça que acompanha o caso com o Itamaraty e a Embaixada do Brasil para garantir um retorno rápido e seguro aos passageiros.