Da redação
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (5) a transferência do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, para a Penitenciária Federal de Brasília. A medida foi tomada após solicitação da Polícia Federal (PF).
Vorcaro foi detido na quarta-feira (4), em São Paulo, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes no Banco Master. Na manhã desta quinta-feira, ele havia sido transferido para a Penitenciária de Potim, no interior paulista.
Em seu pedido ao STF, a Polícia Federal argumentou que a permanência de Vorcaro em um presídio estadual representava riscos à segurança pública. Os investigadores destacaram que o banqueiro possui influência que poderia prejudicar o andamento das investigações.
No documento enviado ao ministro André Mendonça, a PF afirmou que “as peculiaridades do caso concreto revelam cenário que recomenda cautela redobrada quanto à execução da medida constritiva, sobretudo diante da potencial capacidade do investigado de mobilizar redes de influência com aptidão para, direta ou indiretamente, interferir na regular condução das investigações ou no cumprimento das determinações judiciais”.
A transferência de Daniel Vorcaro para a Penitenciária Federal de Brasília está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (6). A investigação segue em andamento.






