Início Eleições Eleições 2026: inscrição para mesários voluntários pode ser feita pela internet

Eleições 2026: inscrição para mesários voluntários pode ser feita pela internet

- Publicidade -


Da redação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) mantém abertas as inscrições para mesários e mesárias voluntários que desejam atuar nas Eleições 2026. O cadastro pode ser realizado pelo site do TRE-SP, onde também estão disponíveis informações sobre as funções dos colaboradores, benefícios, dúvidas frequentes sobre treinamento e convocação.

Para incentivar a participação, a Justiça Eleitoral paulista lançou a campanha #OrgulhoDeSerMesário. Desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), a iniciativa destaca experiências reais de voluntários. Os cartazes da campanha foram enviados às zonas eleitorais para divulgação local.

Após a inscrição, o cartório eleitoral verifica se há vaga disponível na seção onde o voluntário vota, no mesmo local ou em unidade próxima. Caso haja possibilidade, o inscrito poderá ser convocado. A inscrição também está disponível pelo aplicativo e-Título ou diretamente nos cartórios eleitorais do Estado.

Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral, exceto candidatos e parentes próximos, membros da direção partidária, autoridades policiais, servidores em cargos de confiança do Executivo, funcionários do serviço eleitoral, menores de 18 anos e agentes de segurança, mesmo que voluntários.

Os benefícios para quem exerce a função incluem dois dias de folga por dia trabalhado e por ciclo de treinamento, certificado, auxílio-alimentação de R$ 65 por dia, preferência em concursos públicos (caso previsto em edital) e a validação das horas para atividades acadêmicas. Em 2024, 67% dos mesários no estado de São Paulo foram voluntários no primeiro turno, totalizando mais de 277 mil pessoas. No segundo turno, 137.966 voluntários atuaram, representando cerca de 77% do total de convocados.