Da redação
A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) lançou nesta segunda-feira (09/03) mais 14 editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) 2026. Os editais podem ser consultados no site goias.gov.br/cultura/pnab. As inscrições estarão abertas a partir de sexta-feira (13/03) e vão até 13 de abril, pelo sistema Baru 2.0 – Versão Pnab.
Entre os principais destaques estão os editais de Manutenção Continuada de Grupos/Companhias de Arte e de Espaços de Cultura, ambos com duração quadrienal. Nessas duas seleções, os proponentes devem apresentar projetos para quatro anos, o que visa garantir maior estabilidade e sustentabilidade para coletivos artísticos e instituições culturais de Goiás.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, afirmou que as novas modalidades de editais representam um avanço para a cultura local. Segundo ela, “Os editais quadrienais representam um marco para a cultura em Goiás. Ao garantir quatro anos de manutenção para grupos e espaços culturais, oferecemos condições reais de sustentabilidade e continuidade, fundamentais para que a produção artística se fortaleça e alcance cada vez mais pessoas”.
Estão disponíveis ainda editais voltados para Infância e Juventude na Cultura, Formação Cultural, Teatro, Dança, Circo, Literatura, Música, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura no Social, e Cultura Goiás pelo Mundo, este último com foco em ampliar a circulação da produção cultural goiana no Brasil e no exterior.
A expectativa é que ainda em março sejam lançados mais editais, como Difusão Goiana no Memorial da América Latina/2026, Ocupa Goiás – Virada Cultural-SP/2026, Pontos de Cultura, Pontões de Cultura e Teia de Pontos de Cultura Estadual, totalizando R$ 39 milhões. Yara Nunes destacou que, graças à estratégia financeira adotada, o valor foi ampliado em R$ 1,9 milhão devido aos rendimentos gerados durante a elaboração dos editais.








