Da redação
O deputado Max Maciel (Psol) recomendou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o reconhecimento e registro dos “Véi do Dominó de Ceilândia”, grupo formado majoritariamente por idosos que jogam dominó no centro de Ceilândia, como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.
Em documento enviado à CLDF, Maciel destacou que o grupo representa uma das mais simbólicas expressões da cultura popular local e integra a memória, identidade e organização social da maior região administrativa do DF. Segundo o deputado, jogar dominó vai além do lazer, funcionando como uma linguagem coletiva, espaço de troca de experiências e fortalecimento comunitário.
A proposta foi motivada pela retirada das tendas usadas pelos jogadores para proteção contra sol e chuva, realizada pela DF Legal na última quinta-feira (26/3). Para Maciel, a ação evidencia a falta de políticas públicas para valorização e preservação dessas práticas, além de revelar a dificuldade histórica de reconhecimento da cultura periférica no DF. A recomendação foi encaminhada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF).
Além do pedido de reconhecimento, Maciel enviou novo documento à Administração Regional de Ceilândia e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) solicitando a instalação de estruturas adequadas para a prática de dominó e outros jogos de mesa, sugerindo cobertura, iluminação e acessibilidade.
A operação da DF Legal ocorreu um dia antes do 55º aniversário de Ceilândia, com a remoção de quatro tendas. Em nota, a secretaria afirmou que as estruturas ocupavam, de forma irregular, uma área pública destinada à festa de aniversário da cidade, e que a medida foi necessária por razões de segurança. Até esta segunda-feira (30/3), não houve novas informações sobre a operação.





