Início Distrito Federal DF aplica quase 60 mil doses de vacinas contra a gripe em...

DF aplica quase 60 mil doses de vacinas contra a gripe em 3 dias


Da redação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) aplicou 58.984 vacinas contra o vírus influenza entre quarta-feira e sábado da semana passada, mas o público prioritário ainda pode procurar mais de cem salas de vacinação para garantir a imunização. A vacinação contra a gripe abrange idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, pessoas com comorbidades ou deficiências, além de professores, profissionais de saúde e membros das forças armadas e de segurança.

“As unidades estão abastecidas e prontas para receber os pacientes”, afirmou Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e um comprovante que ateste a inclusão em um dos grupos prioritários, como contracheque, crachá, laudo ou relatório médico.

Em 2024, a vacina oferecida é do tipo trivalente, indicada para proteção contra as variantes Influenza A/Missouri/11/2025 (H1N1) pdm09, Influenza A/Singapore/GP20238/2024 (H3N2) e Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria). Por ser atualizada anualmente conforme as cepas circulantes, a recomendação é que todos dos grupos prioritários busquem a vacinação todos os anos.

A imunização contra a influenza pode ser realizada junto com outras vacinas. Crianças no grupo prioritário podem, por exemplo, receber ao mesmo tempo as vacinas contra febre amarela, tríplice bacteriana e varicela, conforme indicam os calendários vacinais. O mesmo se aplica para adultos, idosos e gestantes.

“Convidamos a população para comparecer com sua caderneta de vacinação. As equipes estão preparadas para avaliar a situação vacinal e indicar o que pode ser aplicado”, detalhou Tereza Luiza Pereira. Segundo a SES-DF, a vacina contra a gripe protege contra casos graves, internações e óbitos.