Início Política Messias ainda enfrenta clima conflagrado e resistência à sua proximidade com Lula

Messias ainda enfrenta clima conflagrado e resistência à sua proximidade com Lula


Da redação

Entre o anúncio da indicação de Jorge Messias, atual ministro da Advocacia-Geral da União, ao Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro do ano passado, e o envio oficial do nome ao Senado nesta quarta-feira, 1º, o cenário político pouco mudou no Congresso. O clima de enfrentamento entre governo e oposição segue acirrado, alimentado pela proximidade do período eleitoral e por tensões na CPI Mista do INSS, marcadas por disputas em torno do relatório, acusações entre parlamentares e rivalidade pela não prorrogação da comissão.

Para tentar reduzir resistências, Messias tem recorrido à sua identidade evangélica e ao apoio de pastores, buscando dialogar com senadores da oposição. No entanto, sua associação direta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vista como um entrave para conquistar votos entre adversários do Planalto.

O processo de indicação enfrenta ainda outros obstáculos. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deverá encaminhar a mensagem à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Otto Alencar (PSD-BA). Alencar, por sua vez, pretende dar andamento à tramitação e aguardar o momento que Messias considerar oportuno para marcar sua sabatina.

Entre os entraves, interlocutores apontam o descontentamento de Alcolumbre pelo fato de, mais uma vez, não ter sido consultado previamente por Lula sobre o envio da mensagem ao Senado, assim como ocorreu na indicação anterior de Rodrigo Pacheco para outra vaga.

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) segue confirmado como relator da indicação de Messias, posição que ocupa desde o anúncio feito no ano passado.