Da redação
A formação de um ciclone extratropical no oceano promete alterar o tempo no Brasil a partir desta terça-feira (7/4), com a chegada de uma frente fria pela Região Sul. O fenômeno deve provocar aumento de nebulosidade, chuvas intensas em pontos isolados, rajadas de vento e diminuição das temperaturas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, embora o ciclone atue majoritariamente em alto-mar, ele reforça a instabilidade sobre o continente, levando à emissão de alertas para todas as regiões brasileiras. Há aviso de grande perigo para acumulados de chuva em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.
O Sul será a região mais impactada, com alerta vermelho para Santa Catarina, especialmente na Grande Florianópolis, litoral norte e Vale do Itajaí, onde o acumulado de chuva pode chegar a 130 milímetros, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos. No Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, as precipitações devem ser persistentes; no Paraná, haverá pancadas isoladas, principalmente no sul do estado.
No Sudeste, o tempo segue irregular, com pancadas de chuva à tarde em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de trovoadas e ventos moderados. As temperaturas ficam mais amenas, com mínimas entre 18°C e 22°C, e máximas próximas de 30°C em áreas do norte mineiro e Espírito Santo.
Já nas demais regiões, o Centro-Oeste registra instabilidade, especialmente em Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul, enquanto o Nordeste mantém tempo seco no interior, mas com alerta para volumes expressivos de chuva no litoral. No Norte, o padrão de calor e umidade persiste, com chuvas frequentes associadas à Zona de Convergência Intertropical.







