Da redação
Pesquisas internas encomendadas pelo PT confirmam a liderança do presidente Lula nas intenções de voto, mas também evidenciam fragilidades que animam a oposição. O cenário desenha uma disputa eleitoral acirrada em 2026, o que leva petistas a classificar a campanha como “a mais histórica das nossas vidas”. Henrique Fontana, secretário-geral do PT, prevê uma eleição decidida por 2% ou 3% de eleitores do centro e ressalta: “O Jair Bolsonaro transfere quase todos os votos para o Flávio, que é o bolsonarismo em estado bruto.”
Essa busca pelo centro será explicitada no Congresso Nacional do PT, que ocorre de 24 a 26 de abril, em Brasília, para discutir táticas eleitorais e alianças. Em 2022, Lula venceu Bolsonaro por 50,9% a 49,1%. De acordo com as pesquisas do PT, a idade do presidente é vista como um ponto sensível, principalmente entre os mais jovens, além da insatisfação diante das dificuldades econômicas globais. Levantamento da Morning Consult divulgado em abril mostra Lula entre os 16 de 24 líderes mundiais com mais rejeição do que aprovação.
O chefe da articulação política do Planalto, ministro José Guimarães, considera a eleição brasileira “a mais importante do mundo”. Um assessor de Lula comparou a campanha vindoura à batalha de Stalingrado, referência à dramática virada soviética na Segunda Guerra Mundial. Guimarães, que coordenava o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT até 14 de abril, abriu mão de disputar o Senado pelo Ceará para facilitar alianças locais.
No Ceará, onde Lula teve vantagem de 70% a 30% sobre Bolsonaro, o cenário complicou-se após movimentos de Ciro Gomes e o risco de fragmentação do palanque lulista. Camilo Santana, ex-ministro da Educação e antecessor de Elmano de Freitas, assumiu a missão de pacificar o estado.
Prioridade máxima do partido, a reeleição de Lula mobiliza também decisões estratégicas em outras regiões. Em São Paulo, o PT lançará Fernando Haddad; em Minas, apoiará Rodrigo Pacheco (PSB); e no Rio, Eduardo Paes (PSD), todos comprometidos a pedir votos para Lula.






