Início Distrito Federal Descubra como a Eu Amo Cerrado aproxima moradores de Brasília da riqueza...

Descubra como a Eu Amo Cerrado aproxima moradores de Brasília da riqueza natural da região


Da redação

A fauna e a flora do Distrito Federal estão em destaque na plataforma interativa Eu Amo Cerrado, criada em 2019 pela Unidade de Educação Ambiental do Instituto Brasília Ambiental. O site permite que visitantes de parques e unidades de conservação registrem fotos de avistamentos durante passeios, fortalecendo a conexão entre a população e a natureza local.

Segundo o presidente do Brasília Ambiental, Gutemberg Gomes, a iniciativa convida crianças, jovens e adultos a conhecerem melhor a biodiversidade dos parques e unidades de conservação do DF, despertando sentimento de pertencimento e responsabilidade pela preservação do Cerrado. “Ao reunir informações, materiais pedagógicos e experiências interativas, o portal contribui para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do nosso bioma”, afirma Gomes.

O site também disponibiliza dados sobre aves, mamíferos, anfíbios, peixes, árvores e frutos, atuando como um guia digital gratuito para a identificação das espécies típicas do Cerrado. O Eu Amo Cerrado é uma campanha permanente que estimula a participação da sociedade na proteção do bioma.

Entre as ações do programa estão publicações ecopedagógicas em versões virtuais e impressas, como revistas, cartazes, fôlderes, jogos, álbuns de figurinhas e fotografias. Esses materiais são expostos e distribuídos em diversos eventos, apresentando de forma lúdica e artística a vida do Cerrado em suas várias manifestações.

A plataforma, ao unir informação e interatividade, tem se consolidado como ferramenta importante na educação ambiental e valorização do Cerrado, promovendo maior engajamento da sociedade na preservação do patrimônio natural do Distrito Federal.