Início Brasil Diretor-geral da PF revela: “Removi os acessos do servidor dos Estados Unidos”

Diretor-geral da PF revela: “Removi os acessos do servidor dos Estados Unidos”


Da redação

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira, 22, que retirou as credenciais diplomáticas de um agente de imigração dos Estados Unidos que atuava na sede da Polícia Federal em Brasília.

Segundo Rodrigues, a decisão foi tomada com base no princípio da “reciprocidade”, em resposta a uma ação realizada anteriormente pelo governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O servidor americano atingido pela medida teve a autorização diplomática revogada, impossibilitando sua atuação nas dependências da Polícia Federal na capital federal.

Andrei Rodrigues não especificou outros detalhes sobre as circunstâncias que motivaram a retirada das credenciais do agente de imigração. Ele também não informou há quanto tempo o servidor norte-americano estava lotado na unidade da PF.

A ação demonstra um endurecimento nos protocolos diplomáticos entre os dois países em questões relacionadas à cooperação policial e imigração.