Início Brasil AGU facilita concessão de benefícios do INSS para população em situação de...

AGU facilita concessão de benefícios do INSS para população em situação de rua no Recife


Da redação

A Advocacia-Geral da União participou do primeiro mutirão PopRuaJud de 2024 em Pernambuco, realizado nesta quinta-feira, 25 de abril, no Recife. A ação ocorreu das 8h às 13h no Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua, no bairro de Santo Amaro, com o objetivo de facilitar o atendimento a pessoas em vulnerabilidade social.

O PopRuaJud foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça em 2021 para ampliar o acesso à Justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade. O mutirão é coordenado por comitês estaduais, com a participação de tribunais, órgãos do governo e instituições como a AGU, e busca desburocratizar a concessão de benefícios.

Três beneficiários firmaram acordos durante o evento: Irineia Sena, 33 anos, Alexandre da Silva, 51, e Luciano José da Silva, 57. Eles passam a ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), auxílio por incapacidade com valor equivalente a um salário mínimo, cujos pagamentos começam em junho. Os acordos foram homologados pela Justiça Federal de Pernambuco.

Alexandre da Silva, jardineiro e carroceiro que não pode trabalhar devido ao tratamento de leucemia e um ferimento, afirmou que pretende quitar dívidas e auxiliar os filhos. Irineia Sena relatou dificuldade de acesso aos órgãos e reforçou que o benefício auxiliará na moradia e saúde, enquanto Luciano José da Silva destacou a resolução de pendências antigas no evento.

Procuradores federais consideraram o mutirão positivo. Rodrigo Bivar ressaltou o avanço das políticas públicas em conjunto com a sociedade. Felipe Caminha, em sua estreia na iniciativa, destacou a importância do contato direto. Lucas Pereira Vieira, subprocurador da Procuradoria Federal junto ao INSS, definiu a edição como uma aproximação humanizada do Estado.

Além da concessão de benefícios, o mutirão disponibilizou vacinação, alimentação, emissão de documentos, regularização no CadÚnico, atendimento previdenciário, serviços de saúde e cidadania. O próximo PopRuaJud está marcado para 28 de abril, em Jaboatão dos Guararapes. A PRF5 também integrou o Programa Governo do Brasil na Rua, que passou por Fortaleza, João Pessoa e Recife.