Início Distrito Federal Secretários de Educação discutem Enem e tecnologia em encontro do Consed em...

Secretários de Educação discutem Enem e tecnologia em encontro do Consed em Brasília


Da redação

Brasília recebeu nesta segunda-feira, 27, a abertura da II Reunião Extraordinária de 2026 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro reúne secretários estaduais, representantes do Ministério da Educação, do Inep e parceiros. O evento ocorre até terça-feira, 28, para discutir temas prioritários da educação pública.

No primeiro dia do evento, os secretários estaduais de Educação participaram de apresentações focadas na integração e no alinhamento de pautas. A secretária interina da Educação do Distrito Federal, Iêdes Soares Braga, destacou que o encontro incentiva o compartilhamento de experiências e contribui para fortalecer o trabalho conjunto entre estados e o Distrito Federal.

Durante a abertura, a atual presidente do Consed, professora Socorro Batista, ressaltou a relevância do diálogo entre gestores na busca de soluções para os desafios educacionais do país. “Esperamos sair daqui com boas ideias para a educação brasileira, com debates importantes sobre temas da atualidade e que dizem respeito ao sistema de educação do país, como o Plano Nacional de Educação”, afirmou.

Entre as questões discutidas nesta segunda-feira estiveram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como ferramenta do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além do plano de trabalho do Grupo de Tecnologia do Consed para o ano de 2026. O alinhamento de políticas públicas contou com a participação do Ministério da Educação e do Inep.

A programação desta terça-feira prevê o aprofundamento das discussões sobre o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e o programa Juros pela Educação, iniciativas direcionadas ao contexto financeiro e de investimentos em educação nos estados.

O Consed, criado em 1986, é uma associação que reúne todas as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal, promovendo colaboração e participação na elaboração de políticas nacionais para o setor educacional brasileiro.