Da redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se nesta quinta-feira, 7, com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na Casa Branca. O encontro discutiu temas como comércio e tarifas, segundo Trump, que classificou a reunião como positiva.
Após o encontro, Donald Trump afirmou, por meio de publicação, que ele e Lula abordaram diversas questões bilaterais, destacando o comércio entre os dois países e aspectos tarifários. O presidente norte-americano descreveu Lula como “super dinâmico” e disse que a conversa ocorreu de maneira produtiva.
Segundo Trump, representantes de Brasil e Estados Unidos deverão dar continuidade às discussões, com reuniões para tratar “certos elementos-chave” da pauta conjunta. Ele acrescentou que encontros adicionais serão marcados nos próximos meses conforme a necessidade dos dois governos.
A reunião terminou sem a tradicional sessão de perguntas à imprensa no Salão Oval. Os dois presidentes participaram de um encontro fechado, seguido de almoço, e caminharam juntos pela galeria de ex-presidentes da residência oficial norte-americana.
Conforme apurado, Lula deixou a Casa Branca após as conversas e tinha previsão de falar à imprensa ainda nesta quinta-feira, na Embaixada do Brasil em Washington, antes de embarcar de volta ao Brasil.
A reunião teve duração aproximada de três horas, marcando um momento relevante da relação bilateral. O encontro contou com etapas reservadas entre as delegações e momentos de conversa particular entre os presidentes norte-americano e brasileiro.







